HISTÓRIA E SOCIEDADE

Este blog visa registrar as idéias resultantes da análise e reflexão de situações que se referem à realidade social e estrutural de nosso país. Também visa a um intercâmbio com alunos de outras escolas a fim de trocar informações e conhecimentos das realidades diversas.

15 setembro, 2005

Através do livro Vidas Secas foi possível ver o quanto os problemas socias nos atingem diretamente,mas não é apenas no Nordeste que isso acontece, todos os dias e em todos os lugares do mundo vemos pessoas indignadas querendo mudar de vida,mas no entanto, nem todos tem as mesmas perspectivas de mudanças,no caso de Fabiano e sua família a solução foi sair de onde estavam em busca de uma vida melhor,infelizmente a realidade não é bem assim.
No seu entender a atitude desta família fugindo da seca e do latifúndio, resolve a questão da concentração da terra e o problema da seca no Nordeste e no país? Por quê?

Carine Colpo,Giovani Dall'Agnol
Turma:301

5 Comments:

Blogger Iris said...

Olá, Carine e Giovani

Já ouviram falar da "indústria da seca"? Será que vale a pena comparar o que foi feito no estado de Israel e o que foi feito no nordeste, para contornar o problema da seca? O que nos falta, para minimizar o problema com maior abrangência?
Abra@os, Iris

8:05 AM  
Anonymous Andrea/Cataguases/MG said...

Olá galera de Nova Serrano! Muito interessante o assunto do Blog. Vocês estão indo muito bem. O assunto é muito interessante e os textos estão ótimos. Continuem postando.
Abração

10:53 AM  
Anonymous Carine,Giovani said...

Olá, profe Iris, muito obrigada pelo comentário, não vamos poder lhe responder agora, pois teremos que pesquisar sobre os assuntos que abordaste, mas lhe agradecemos novamente pela oportunidade de avançar no processo de aprendizagem.

Carine,Giovani

6:56 AM  
Anonymous Carine, Giovani said...

Bom dia prof Iris, após pesquisar temos as devidas respostas sobre a "Indústria da seca", que são grandes grupos de pessoas que lucram com a seca, são coronéis, políticos e todos aqueles que de um modo ou outro exploram as camadas mais pobres. em relação ao estado de Israel, não existe exploração de uma camada social como no nordeste brasileiro, o desejo de lucro é muito maior do que a tentativa de mudança de vida das pessoas, para conseguir melhorar as condições de vida não basta combater a seca é necessário dar oportunidades as pessoas, como emprego, o que falta é um sistema penal que puna os culpados por explorarem os trabalhadores, fazer a Reforma Agraria e fazer poços artesianos para as famílias e não para os latifúndios.

7:26 AM  
Anonymous Anônimo said...

+


O livro nos mostrou a realidade do sertão e das pessoas que ali habitam onde nos trouxe a reflexão das pessímas condições de vida onde não apenas acontece no nordeste, mas no sul houve uma grande seca onde praticamente não houve colheita mas é bom para sociedade.

nome:Ronaldo Dias de sousa e silva
série:1°B matutino campo grande-ms
E.E.de 1°e 2°grau Jóse barbosa Rodrigues tel:387 99 66

8:12 AM  

Postar um comentário

<< Home