HISTÓRIA E SOCIEDADE

Este blog visa registrar as idéias resultantes da análise e reflexão de situações que se referem à realidade social e estrutural de nosso país. Também visa a um intercâmbio com alunos de outras escolas a fim de trocar informações e conhecimentos das realidades diversas.

22 setembro, 2005

Caros Alunos da turma 301


Precisamos avançar no processo de análise da realidade do nosso país. Relembrando a leitura da obra "Vidas Secas" de Graciliano Ramos, entendemos que a atitude da família nordestina fugindo da seca e do latifúndio não resolve a questão da concentração da terra e da seca no país.
Avançando nas nossas reflexões e na leitura da obra "Violência no Campo" de Júlio J. Chiavenato, percebemos que um dos grandes problemas sociais de nosso país é a violência, e que esta é reflexo da nossa injusta estrutura social.
É possível afirmar que existe relação entre violência e concentração da terra e de renda?
A concentração das terras e de renda é apenas um problema social e econômico, ou se torna também um problema ético e moral?
Comente!!!
Professora Teresinha Pieta

6 Comments:

Anonymous salazier said...

A violência pode estar ligada em vários aspequetos como por exp na compra de terras onde acontese várias mortes.

7:27 AM  
Anonymous Sheila-302 said...

No caso da violência, as raízes deste ódio são profundas – interligadas pelo complexo mundo globalizado.
No momento em que a globalização parece unir o mundo em alguns aspectos, outras forças parecem querer nos separar.
O blog foi uma ótima idéia..

7:26 AM  
Anonymous Diego e Fernando said...

oi...nós adoramos o livro Vida Secas e tambem o livro Violencia no Campo que retrata uma realidade que tem em muitos lugares.E tambem as crianças que trabalham no campo e também nas fazendas. Mas a nossa realidade não tem muito haver com a realidade do livro aqui e mais a invasão de sem terras e as enchentes no Pantanal não e que nem a do Nordeste.

7:20 AM  
Anonymous Keitaro e Paulinha disse: said...

=^.^= Através da análise feita por nós, adquirimos um vasto conhecimento sobre os acontecimentos de cada região, e uma delas é da região do sertão nordestino.
A dura realidade para aquela população os torna agressivos consigo mesmo, trazendo violência por um simples pedaço de terra; e alimentação que é escasso neste.

8:05 AM  
Anonymous Rodrigo França Da Silva. said...

oi,sou de campo grande,ms,gostei muito dos comentarios, e acho que os governantes ,deveriam olhar mais por estas pessoas, que necessitan ,nao so de comida ,mas tambem de carinho, porque afinal de contas,´´tambem sao brasileiros´´,e tambem votam.1 ano.

8:11 AM  
Anonymous Anônimo said...

O texto é muito interessante,é verdade a falta de renda causa violência quanto no campo e nas cidades,ele retrata muito oque esta acontecendo no nordeste e em todas regiões do pais.Os nordestinos brigam por falta de terra e de água para dar aos animais, um toma a terra do outro com intuito de naõ deixar os animais morrer.Moramos em uma região que não falta água mas ao contrario dos nordetinos nos temos criaças trabalhando em carvoarias em situação de escravidão,hoje temos em mossa região muitas queimadas, destruição das matas e dos rios, isso hoje esta causando muitas brigas entre fazenderos que procuram mais e mais terras para cultivar lavouras, soja e para praticar a pecúaria.
Campo Grande-ms
Escola José Barbosa Rodrigues
Alunos:Osmair Alves e Thiago rodrigues 1ª ano do ensino médio. 04/10/05

8:13 AM  

Postar um comentário

<< Home